Devido à greve de docentes, discentes e funcionários da UFRJ, todo o calendário acadêmico foi modificado e várias datas foram adiadas. Por esse motivo a Jornada de Iniciação Científica, um dos eventos anuais mais importantes para da instituição, teve sua data alterada e sobreposta aos dias de realização de nosso evento. Visando manter a boa execução dos dois eventos, e garantir que os alunos e demais comunidade acadêmica possa gozar da participação de todas as atividades, decidimos adiar a realização de nosso encontro. A remarcação do evento também depende da disponibilidade de salas para a boa execução de nossas atividades, limitando a escolha das datas. Assim sendo, ficam estabelecidas como novas datas para nosso encontro os dias 14, 15, 16 de DEZEMBRO de 2015. Esperamos a participação e compreensão de todos devido a necessidade dessa alteração.

      

NOVA DATA PARA O EVENTO!!!

 

 

      

LISTA DE TRABALHOS ACEITOS DISPONÍVEL:

 

 

      

APRESENTAÇÃO

 

 

     Em 2015, ao mesmo tempo em que a cidade do Rio de Janeiro comemora seus 450 anos, o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro completa oito décadas desde sua fundação ainda na antiga Universidade do Distrito Federal, em 1935. Com um histórico significativo de produção de conhecimento sobre a cidade acumulado ao longo destes oitenta anos, tendo abrigado em seus quadros pesquisadores reconhecidos que dedicaram parte significativa de sua produção intelectual à cidade, como Lysia Bernardes e Mauricio Abreu, o Departamento de Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia possuem hoje laboratórios e grupos de pesquisa consolidados que se debruçam sobre os mais diferentes aspectos da espacialidade da urbe carioca. Se a abordagem geográfica é a linha de condução das pesquisas realizadas, o diálogo frequente com outros campos do conhecimento realizado a partir de diferentes bases teóricas e metodológicas também deve ser ressaltado, o que faz com que a produção do conhecimento sobre a cidade realizada na UFRJ seja, antes de tudo, plural.

 

     No intuito de evidenciar essa pluralidade e, principalmente, fomentar o debate com outros institutos de ensino e pesquisa e outros campos do conhecimento, convidamos os pesquisadores e todos aqueles interessados na reflexão sobre a capital fluminense para o seminário Rio 450: Paisagens e Territórios em Transformação.

 

      O evento tem como objetivo suscitar a reflexão sobre as dinâmicas socio-espaciais na cidade do Rio de Janeiro, em diferentes escalas e temporalidades. Ao longo de seus 450, a cidade se transformou e se diversificou. Diferentes territorios e territorialidades foram produzidos, desfeitos e refeitos. Diferentes paisagens foram imaginadas, interepretadas, valorizadas ou esquecidas. Processos que, longe de terem uma direção única, são múltiplos, incorporam agentes heterogêneos, projetos conflitantes, e evidenciam a complexidade atual e pretérita da da produção do ambiente urbano.

 

     A  partir  de diferentes  leituras  do espaço  urbano  carioca, convidamos  os alunos de graduação, mestrado, doutorado e profissionais da geografia e de áreas correlatas, a submeterem trabalhos e participarem das discussões.

RIO 450

DIAS 14, 15, 16 DE DEZEMBRO 2015